quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

homens dançam flamenco?


Acho um absurdo aprender flamenco e não sair por aí dançando pelo mundo afora. Mas não igual a chapéuzinho einh? rsrs.. Nestes 20 anos que tenho estudado, ensinado e dançado flamenco por aí, tenho visto de tudo e aprendido bastante com meus alunos. Principalmente sobre a natureza humana. Do mesmo jeito que existe gente de tudo quanto é tipo, existe aluno . Porque aluno é gente! ( nem sempre.. rsrs)
Neste ano tive uma experiência bem bacana com uma turma em especial. A turma do Cézar!!( sábado às 11h) Gostei mesmo de dar aula pra eles, começaram unidos, empolgados, dispostos a aprender, gravavam minhas aulas e coreografias, colocaram no youtube pra dividir conhecimento e até desenvolveram o "cézar-touch". Uma tecnologia pra facilitar no aprendizado. Amei! Mas já se passou um ano e nenhum deles conseguiu apresentar nada!!! Só o representante da turma que dançou uma sevillana no aniversário da "Mana Cráudia", que não era uma festa imbuída de flamenco totalmente, pois a escola se transformou numa cantina italiana! ( tudo de bom, por sinal)
Então turminha, vamos dançar algo tipo... tangos, seguiryia e outros bailes, a não ser sevillanas??Já passou da hora ne? porque dançar só pro espelho não deve ser muito bom, ao menos eu não gosto! rsrs

Neste ano também tive a bela surpresa de ter 8 alunos homens. O Rafael saiu devido a problemas técnicos. Dos sete, quatro são crianças e vão dançar no dia 11 próximo duas coreografias: uma seguiryia com bastón e um clássico español( Entre dos águas, de Paco de Lucía), os adultos, não sei. Humberto e David estão no iniciante e não acredito dar tempo de aprender em tão pouco tempo, porém dia 18de dezembro taí einh??? Vamos ver...
O que gostaria de ressaltar aqui é que cada aluno tem um objetivo quando inicia uma aula de flamenco. Uns querem só dançar, outros querem fazer amigos, outros pra desenvolver habilidade motora, outros por paixão à cultura e uns poucos.. profissionalizar-se. Ás vezes, profissionalizo aqueles que entraram só pra ver qual é, pois acabam se apaixonando pela cultura e pela dança.
No dia 13 de dezembro farei um show com uma bailaora muito querida. Ela tem 70 anos e dança como uma pluma! Masako Murase. Japonesa, chegou aqui no Brasil quando tinha 18 anos e começou a dançar flamenco comigo já fazem uns 8 anos. Apesar da idade, que não aparenta, pois sua disciplina e força de vontade são de causar inveja a qualquer pessoa, Masako ama o flamenco e não pretende parar de dançar nunca! Quero dançar como ela quando tiver 70 anos também. São alunas como ela que me fazem continuar nessa árdua arte que é ensinar!

10 comentários:

  1. E é devido a esse seu profissionalismo e seu amor pelo que faz que você É a diferença. "Escolha um trabalho que você ame fazer e assim não terá que trabalhar um único dia de sua vida". Sou tua fã incondicional e sinto o maior orgulho de ter você na minha vida.

    Ass.: Fandra, a gostosa ;)

    ResponderExcluir
  2. nossaaaaa! que lindo isso fandra - a gostosa! obrigado..

    ResponderExcluir
  3. Acho digno pela milesima quinta vez minha dançar o el vito como se fosse a primeira vez kk...Isso e amor de demais e coreografia de menos...mais ta valendo kkkk...Amo e vou amar sempreee por toda aminha vida...Obrigado paquito pela paciência e a forçaa que da a todos seus alunos...
    Obrigada por tudo...Besitos Lulu

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras da Fandra.

    E quanto ao Flamenco em minha vida, não sei como agradecer a oportunidade que você me deu de finalmente aprender sobre a dança. Eu acho que consigo dançar umas duas sevillanas sem braço (rs) e um palo seco na taberna. Danço sem dó o que você mandar, hehehehe.

    E se em um ano eu me tornar um bom bailaor, quem sabe não resolvo me tornar um profissional da companhia também, hein?

    Beijo Don Paco. Eu realmente tenho muito, muito orgulho da pessoa e do profissional que você é.

    ResponderExcluir
  5. acho que homem dançando Flamenco é mais bonito que mulher. Acho que mulher no cante é mto mais interessante que no baile..sinceramente. Mas a questao é..se a pessoa tem alma Flamenca, podE ate ser assexuado, pois nessa hora o q conta é o duende! olé!

    ResponderExcluir
  6. Bom, acho um absurdo ter que dançar com apenas 20 dias de aulas, mas se estou na chuva é pra me molhar, e quero mesmo ser orvalhado por essas muitas “águas flamencas”, que a um tempo a traz me apaixonei e hoje quero ter o Flamenco como estilo de vida! Se estou preparado pro dia 18??? Sinceramente não sei, mas uma coisa é certa, os desafios da vida fizeram dos grandes homens do passado as figuras admiradas que são hoje.
    “Se vi mais longe que os outros homens, foi por que eu estava de pé sobre os ombros de gigantes”
    (Isaac Newton)
    Ele reconhecia o valor daqueles que haviam aberto o caminho para ele. Recebeu o titulo de “Pai da física”, mas não conseguiu isso sozinho.
    Precisamos carregar em nós as marcas da Lei do Reconhecimento, ninguém consegue nada sozinho precisamos reconhecer o esforço e os valores daqueles que foram precursores de tudo quanto desempenhamos hoje. Um dia alguém plantou o que nós regamos hoje e certamente colheremos os frutos do nosso esforço com base na iniciativa de outros!
    Honroso é aquele que presta reconhecimento aos que o precederam.
    Quero ir mais além e por isso subo nos ombros de pessoas tão especiais e honrosas, tão dignas e de um caráter ilibado que fazem de uma cultura a fonte inspiradora de suas vidas. A vocês que começaram antes de mim, o meu sincero reconhecimento!!!

    ResponderExcluir
  7. DAVID É MUITO CARA DE PAU GENTE..KKKKKKKKK ELE JÁ FEZ FLAMENCO EM OUTRA ESCOLA DURANTE 1 ANO. E AGORA VEM COM ESSA HISTORIA DE 20 DIAS? AH DAVID!! VOU TE DAR UMA COÇA EINH?? TÁ CERTO QUE VC TA APRENDENDO COMIGO MUITO MAIS QUE EM 1 ANO EM OUTRA QUALQUER ESCOLA DE BH, MAS... KKKK
    ( O PROFESSOR MODESTO )

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ah meu deus do céu! Xico!!! O que dizer neste momento? bom,para mim (sinceramente) o que falta é ter um pouco de paz e pensar mais em mim antes do "exagero" de responsabilidade, comprometimento no trabalho, não é mesmo? Porque no final (com as indas, vindas e outras coisas mais) o "pé na bunda" chega!!! Ah... a nossa turma é Mil! E é como você disse não basta ter "la sangre y el apellido" e sim perseverança, dedicação e um "experto al lado"!!
    Quem sabe um dia Xico a timidez me deixe em paz, eu encarne "alguién" e me atreva, hein?kkkk (ê demência danada!!!!)

    Ah...Respirar flamenco, pensar flamenco, admirar flamenco, sentir flamenco... tudo é especial e passional, eu adoro isso!!!!

    Obrigada mesmo pelo carinho, paciência, dedicação e amor! Porque sinceramente, sem amor nada vale!

    Um beijo e me aguarde!!!!
    Besitos (oléee).

    ResponderExcluir
  10. xiko sobre a japonêsa que dança flamenco, tem 70
    anos mesmo? qeqeqeqeqeqeqeqeqeqe!

    ResponderExcluir